Email: Roseli Abrão



Blog: quinta-feira, 9 de agosto de 2018

13:39:20

As curiosidades das atas

A Justiça Eleitoral já disponibilizou as atas das convenções partidárias que definiram os candidatos e coligações às eleições de 7 de outubro.

Elas trazem algumas curiosidades, como por exemplo:

No PPS houve divergência entre apoiar Ratinho Júnior ou Cida Borghetti. Mas o que mais chamou atenção foi a posição do deputado Douglas Fabricio. Depois de ter integrado o governo Beto Richa/Cida Borghetti como secretário de Turismo, preferiu a candidatura de Ratinho..

O PSB indeferiu três candidaturas a deputado, entre elas, a do ex-prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, que foi afastado do cargo e preso pela Polícia Federal. Sua mulher, Cláudia Pereira, é candidata à reeleição pelo PSC.

No PSL, com a renúncia do Delegado Francischini como candidato ao Senado pelo PSL (ela agora é candidato a deputado estadual), seu suplente, Wilson Picler, dono da Facinter, fica de fora da disputa. Quem passa a ser candidato ao Senado pela coligação que apoia Jair Bolsonaro é Roseilaine Barroso, do Patriota.

No Podemos do presidenciável Alvaro Dias, os suplentes de Oriovisto Guimarães, único candidato ao Senado na coligação de Ratinho, são o ex-vereador Paulo Salamuni (PV) e o empresário Plinio Destro (PSC).

No PSDB, os suplentes do ex-governador Beto Richa ao Senado são o hoje deputado federal Nelson Pandovani, que foi investigado pelo STF por fraude na prestação de contas eleitorais, e a presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclezia de Araújo.

No PTB, que também integra a aliança liderada por Cida Borghetti, os suplentes de Alex Canziani ao Senado são Leonardo Becker de Mattos Leão, irmão do deputado Artagão Filho e filho do conselheiro do Tribunal de Contas, Aratgão de Mattos Leão, e Valter Petroziello, que disputou a eleição para o Parlamento Italiano.

Os suplentes de Nelton Friedrich, do PDT, que formará dupla com o senador Roberto Requião, do MDB na disputa pelo Senado, são o vereador de Curitiba Tito Zeglin e o empresário Laurentino Borsa.

No MDB a curiosidade fica por conta os nomes dados às chapas: a que tem o deputado João Arruda como candidato ao governo leva o nome “ Paraná – educação, emprego e combate à corrupção”. Já o chapão à Câmara Federal, que reúne MDB, PDT, SD e PCdoB, é “Paraná – educação e emprego”.




Blog: quarta-feira, 8 de agosto de 2018

14:29:52

Lula e Bolsonaro lideram engajamentos no Facebook

Um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas aponta que o ex-presidente Lula e o deputado Jair Bolsonaro, líderes da disputa eleitoral para as eleições presidenciais, fazem um “duelo acirrado” pela atração de seguidores em suas páginas oficiais no Facebook.

De acordo com o levantamento, ambos estiveram praticamente empatados, de 7 de julho a 6 de agosto, quanto às taxas de engajamento que obtiveram, mantendo expressiva distância dos demais atores da corrida presidencial, com João Amoêdo bem atrás da dupla.

No período, segundo este estudo, Bolsonaro obteve em média 111.590 interações por postagem, enquanto Lula recebeu 111.405 interações, em média, a cada publicação que fez.

Em terceiro ficou Amoêdo, com 43.453. Manuela D Ávila, que apenas neste fim de semana deixou a candidatura própria para integrar a chapa do PT nas eleições, teve 35.100 interações.

Mais ativo

Dentre estes quatro nomes, a esquerda apresentou comportamento muito mais ativo na rede social: Lula fez 304 publicações ao longo do mês, enquanto Manuela — a (então) candidata com maior recorrência de ações no Facebook, fez 467 (o senador Álvaro Dias fez 461 no mesmo período); do outro lado, Bolsonaro teve 112 publicações, e Amoêdo, 231.

Estão patinando

Segundo o estudo da FGV, entre os demais concorrentes na corrida eleitoral o uso do Facebook ainda é pouco expressivo. Ciro Gomes, por exemplo, apresentou de 7 de julho a 6 de agosto média de 9.373 engajamentos por postagem, com 95 publicações feitas.

No caso de Marina Silva, a ausência de interação no Facebook é ainda mais nítida. A candidata da Rede que, em cenários sem Lula, aparece como principal adversária de Bolsonaro nas pesquisas de opinião, fez apenas 58 postagens no período (menos de duas por dia, em média) — só Haddad produziu menos na rede social.

Em média, a ex-senadora conseguiu atrair 15.078 engajamentos por publicação, posicionando-se à frente de Ciro, de Alckmin (média de 5.686 interações por postagem) e também de Guilherme Boulos (13.966), que perdeu espaço desde junho. Marina, contudo, segue atrás de Alvaro Dias (20.614), enquanto o candidato tucano se mantém apenas à frente de Haddad e de Meirelles (2.595).



Blog: quarta-feira, 8 de agosto de 2018

13:29:54

Nota de esclarecimento

A respeito da nota “Sigilo quebrado”, publicada neste blog no dia 10 de outubro do ano passado (http://www.roseliabrao.com/index.php?id=8302), o desembargador José Maurício Pinto de Almeida encaminha nota de esclarecimento garantindo que, ao contrário do que divulgou na época, após apuração dos fatos, o Tribunal de Justiça chegou à conclusão que sua assessora não cometeu irregularidade a ela atribuída pelo juiz Marcel Guimarães Rotoli de Macedo.

Aqui, a nota de esclarecimento:

”Pelo ofício n. 04/2017, de 22.09.17, o Juiz de Direito Substituto em Segundo Grau do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná DR. MARCEL GUIMARÃES ROTOLI DE MACEDO, atualmente designado como Substituto fixo na 2ª Câmara Criminal, a qual integro, requereu, à Secretária Geral do TJPR, pedido de providências em relação à Bacharela em Direito DALINE SCHIER DA CRUZ, ocupante do cargo em comissão 1-C em meu gabinete, relatando fatos que o levaram a presumir ter ela vazado o teor de voto divergente seu na Apelação Criminal n. 1.372304-9 (Operação “Diários Secretos”, Assembleia Legislativa do Estado), da qual sou Relator. Após procedimento prévio, por Portaria da Ilustríssima Secretária do Tribunal de Justiça do Paraná, instaurou-se SINDICÃNCIA em desfavor da mencionada servidora, para apuração de possíveis irregularidades por ela praticadas, sem prejuízo, caso necessário, de posterior instauração de processo administrativo disciplinar (Lei Estadual 16.024/2008). A Comissão Disciplinar, após regular instrução, apresentou relatório final, opinando pelo arquivamento da sindicância, diante da ausência de infração funcional praticada por Daline Schier da Cruz.

“ Em 28 de junho de 2018, a Secretária deste Tribunal, Dra. MARIA ALICE DE CARVALHO PANIZZI, acolheu o relatório conclusivo da Comissão Disciplinar, determinando o Documento assinado digitalmente, conforme MP n.° 2.200-2/2001, Lei n.° 11.419/2006 e Resolução n.° 09/2008, do TJPR/OE Página 2 de 3 TRIB TRIBUNAL DE JUSTIÇA arquivamento da aludida Sindicância, sem antes deixar consignado, na fundamentação, e em síntese, que: a)-“a servidora acostou prova documental consubstanciada na certidão n. 186, oriunda do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação, em que fica comprovado que, no horário que publicou o post na rede social, esta não teria acesso ao respectivo e-mail corporativo que permitiria a obtenção do conteúdo do voto do Excelentíssimo Juiz de Direito Substituto em 2º Grau Dr. Marcel Guimarães Rotoli de Macedo” (item 42); b)-“(...)Com base nas referidas premissas, bem como da construção probatória exauriente verificada, conclui-se que a servidora não deixou de guardar sigilo sobre assunto da repartição, não revelou segredo que conheça em razão do cargo ou da função, não violou sigilo profissional, nem tampouco divulgou ou facilitou divulgação, por qualquer meio, de relatórios, instruções e informações constantes em processos cujo objeto ainda não tenham sido apreciados” (item 47); c)-“As provas coligidas aos autos revelam que a servidora sempre teve comprometimento com o desempenho de suas funções, de modo que os termos do diálogo travado na rede social não podem receber a acepção de conduta configuradora de infração disciplinar” (item 54).

“Do teor do pronunciamento da Comissão Disciplinar e da decisão da Ilustríssima Secretária do TJPR, tomei ciência ontem (06.08.18), por Mensageiro. Tal como procedi quando da instauração do procedimento prévio, sinto-me no dever de prestar os presentes esclarecimentos aos meus colegas e ao público em geral, considerando que a postulação do referido Juiz de Direito Substituto em Segundo Grau em desfavor da servidora Daline Schier da Cruz, por fonte Documento assinado digitalmente, conforme MP n.° 2.200-2/2001, Lei n.° 11.419/2006 e Resolução n.° 09/2008, do TJPR/OE Página 3 de 3 TRIB TRIBUNAL DE JUSTIÇA desconhecida, vazou para a imprensa e para redes de WhatsApp à época, gerando algumas abordagens sensacionalistas e indevidas. Curitiba, 07 de agosto de 2018.

José Maurício Pinto de Almeida

Desembargador



Blog: quarta-feira, 8 de agosto de 2018

08:48:55

Essas mulheres...

Um levantamento feito pelo jornalista João Pedro Pitombo, da sucursal de Salvador do jornal Folha de S. Paulo, revela que cresceu o número de mulheres candidaturas femininas tanto na disputa presidencial como nos Estados.

Segundo este levantamento, ao todo, 67 mulheres serão candidatas a vice-governadora nas eleições deste ano, o equivalente a 37,6% do total. Em 2014, eram 27,7%, e em 2010, 19,5%.

No caso de candidatas a vice-presidente, agora são 4 em 13 (30,7%) — em 2014, foram 3 em 11 (27,2%) e, em 2010, apenas 1 em 9 (11,1%).

O jornalista avalia que as escolhas se deram em meio a um limbo jurídico após a decisão do TSE, em maio deste ano, a qual define que R$ 510 milhões do R$ 1,7 bilhão aprovado para o fundo público de financiamento de campanhas devem ir para candidaturas de mulheres.

Presidência

Na disputa presidencial, são duas candidatas à sucessão do presidente Michel Temer: a ex-senadora Marina Silva, da Rede; e a líder sindical Vera Lúcia, do PSTU.

Na corrida presidencial, ainda, quatro mulheres concorrem como candidatas a vice-presidentes: a senadora Ana Amélia, vice do tucano Geraldo Alckmin; a senadora Kátia Abreu, vice de Ciro Gomes; Manuela D Avila, do PCdoB (pode ser vice de Lula caso o ex-presidente consiga ser candidato ou de Fernando Haddad, considerado o Plano B do PT) e Suelene Balduino, vice na chapa de Cabo Daciolo, do Patriota.

Paraná

No Paraná duas mulheres disputam o governo: Cida Borghetti, do PP, que busca a reeleição; e Priscila Ebara, do PCO.

Quatro mulheres concorrem ao cargo de vice: a jornalista Anaterra Viana, vice do Dr. Rosinha, do PT; a professora Eliana Cortez da Silva, vice de João Arruda, do MDB; Carminha Moreira, vice de Ivan Bernardo, do PSTU; e Fernanda Camargo, vice do Professor Piva, do Psol.








Blog

Ibope vem aí

Não me representam

Para ONU, Lula tem o direito de ser candidato

Haddad na cola de Bolsonaro

Balcão de negócios?

Os ricos & os pobres...

Amoêdo e Meirelles concentram 96% dos bens declarados pelos 13 candidatos

Mais de 23 mil disputam as eleições

Contagem regressiva

Só Ratinho, não. Carlos Massa Ratinho Jr.

Em pauta

Turismo Pedagógico é nova aposta da Flyworld em Minas Gerais

Flyworld atrai mais de 300 candidatos a franqueados durante a feira da ABF

Turismo de aventura ganha adeptos e cresce no Brasil

Piracicaba ganha microfranquia da Flyworld Viagens

TCP e Brado Logística desenvolvem ações conjuntas com foco nos clientes

Flyworld indica os destinos mais românticos para casais apaixonados

Namorados devem gastar mais com presentes, diz Datacenso

Flyworld indica destinos para lua de mel no mês das noivas

Jovens e idosos são os que mais viajam sozinhos no Brasil

Flyworld indica destinos nacionais e internacionais para a Páscoa

Acesse também

Twitter - http://twitter.com/roseli_abrao

Facebook - http://www.facebook.com/blog.roseliabrao

RSS Feeds - http://roseliabrao.com/rss/

Coluna

Rossoni derruba sessão e irrita deputados

CEI do “xerox” não pode ser uma caça às bruxas

Erro do TRE dá sobrevida a Bernardo Carli

Ghignone aposta na vitória de Ducci

Beto não assume compromisso com emendas ao orçamento

Publicidade


Publicidade

A 1ª em aluguel de Livros com entrega em domicilio e Venda de Livros Usados em Curitiba

(41) 3367.2466 | 3367.3544


Publicidade

Soluções em Comunicação | Assessoria de Imprensa | Edição de Livros

(16) 99418.1551


Copyright © roseliabrao.com

Desenvolvido por: Sky Comunicação e Eventos - www.skycomunicacao.jor.br

Blog | Coluna | Em pauta | Roseli Abrão | Equipe | Contato | Topo do site