Email: Roseli Abrão

Blog: terça-feira, 1 de novembro de 2011

16:04:15

Eleições 2.012

Cúpula do PT não vai interferir em Curitiba

Em Curitiba nesta terça-feira o ex-deputado Renato Simões, que integra a Comissão Eleitoral do Diretório Nacional do PT, assegurou que a cúpula nacional não irá interferir nas decisões do partido sobre as eleições à prefeitura de Curitiba, no ano que vem.

Segundo ele, a definição se o PT terá candidato próprio ou se fará aliança, cedendo a cabeça de chapa, caberá exclusivamente ao diretório municipal.

Simões argumentou que, ao contrário de 2.010, quando a direção nacional concentrou esforços na eleição de Dilma Roussef, priorizando as alianças, em 2.012 não haverá “vinculação nacional”.

O ex-deputado disse que a prioridade, em 2.012, é o lançamento de candidaturas próprias até para que o PT “amplie a base, consolide o crescimento nacional que teme com a eleição de Dilma Roussef”.

Assim como outros partidos, disse, o PT concorda que o quadro de 2.014 – quando o PT do Paraná apostará todas suas fichas na eleição de Gleisi Hoffmann à sucessão do governador Beto Richa – só será definido a partir das eleições municipais do ano que vem.

Punição a homofobia

Autos da lei que pune homofobia e que está em vigor há dez anos no Estado de São Paulo, Renato Simões veio a Curitiba para discutir com o movimento LGTB e entidades de direitos humanos a apresentação de uma lei semelhante no Paraná.

A proposta deve ser apresentada pelo deputado Tadeu Veneri, do PT, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa.

Traiano defende “tarifaço”

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, do PSDB, defendeu nesta terça-feira a mensagem encaminhada pelo governador Beto Richa que aumenta as taxas do Detran, já apelidada de “tarifaço”.

Segundo ele, “a recomposição das tarifas tem como principal objetivo financiar a segurança pública”.

-- Existe um clamor por mais segurança pública. Para atender essa demanda, que é justa, o governo precisa de recursos. Uma das fontes serão as taxas do Detran. A maior parte do aumento da arrecadação será destinado a esse setor para combater o crime e aumentar a segurança dos cidadãos, disse Traiano.

Segundo o líder, os recursos serão também aplicados na melhora e conservação de rodovias e no aumento dos subsídios para fomentar o acesso dos deficientes físicos aos meios de transporte.

Traiano sustentou que o aumento médio nas 54 taxas do Detran do Paraná será de 45%, “o que permitirá recompor as taxas praticadas no Paraná, que não eram realinhadas há anos e estão muito defasadas”.

Mesmo com a correção – sustenta – “Paraná continuará tendo as menores taxas do País, ainda inferiores, aos estados vizinhos, como Santa Catarina e São Paulo”.

Requião diz que governo deve “mandar a Fifa para seu devido lugar”

Em entrevista à TV Senado, o senador Roberto Requião, do PMDB, sugeriu que o governo da presidente Dilma Roussef “enquadre” a Fifa, colocando a entidade “em seu devido lugar”.

Requião, que preside a Comissão de Educação que, na semana passada ouviu o jornalista britânico Andrew Jennings – autor de denúncias de corrupção na Fifa e que atingem a CBF – disse que não se pode admitir que uma empresa privada, como a Fifa, “enquadre” o governo brasileiro e o Congresso Nacional, fazendo exigências que chegam ao absurdo.

-- Por que o governo brasileiro vai satisfazer os interesses da Fifa e seus patrocinadores? questionou o senador.

Requião refutou a exigência da Fifa, que quer uma legislação especial para vigorar durante a Copa do Mundo de 2.014, e condenou a destinação de recursos público para as obras do Mundial.

-- O futebol mundial sem o Brasil não existe. A Fifa tem que se enquadrar e respeitar as leis brasileiras, disse o senador, acrescentando que “o espetáculo da Copa não é ruim para o Brasil, mas a submissão a uma empresa privada é descabida”.

Sessão matutina da AL reúne 47 deputados

Um fato inédito na manhã desta terça-feira na Assembleia Legislativa Na véspera do feriadão de Finados 47 dos 54 deputados marcaram presença na sessão plenária que começou às 10 horas.

Em outros tempos, quando não havia a ameaça de corte no salário, as sessões matutinas reuniam um número mínimo de parlamentares e, sempre, eram derrubadas por falta de quorum.

Entre os projetos aprovados, o que institui o vale-refeição para os servidores efetivos e comissionados da Casa.

A toque de caixa, nem pensar

O governador Beto Richa deve ter ficado frustrado com a atitude de alguns deputados que pediram vistas da mensagem que aumenta as taxas do Detran.

A mensagem chegou na segunda-feira à Assembleia e no mesmo dia foi colocada na pauta da Comissão de Constituição e Justiça, já que a intenção era aprová-la a toque de caixa.

A proposta de reajuste – que em alguns casos chega a 183% - promete gerar polêmica.

O senador Roberto Requião já protestou.

Pelo twitter disse que o aumento é “inaceitável”

-- Recuperei estradas do Paraná sem mexer no preço do Detran. Aumento de Richa inaceitável..

Também pelo twitter, o deputado Tadeu Veneri, do PT, que foi um dos que pediram vistas ao projeto, disse que o "tarifaço" do Detan não pode ser aprovado sem que, antes, seja debatido.

Como a Assembleia entrou em ritmo de feriadão de Finados e a próxima reunião da CCJ é só na terça-feira, dia 8, a proposta vai demorar para ser votada em plenário.

Ficha limpa no serviço público do Paraná

A Assembleia Legislativa aprovou em primeira discussão na sessão matutina desta terça-feira o projeto que institui a Ficha Limpa no serviço público do Paraná.De autoria conjunta dos deputados Reinhold Stephanes Júnior (PMDB), Marcelo Rangel (PPS), Ney Leprevost (PSD), André Bueno (PDT) e César Silvestri Filho (PPS), o projeto foi aprovado por unanimidade.

Ao término de sua tramitação e da sanção do governador do Estado, nenhum ocupante de cargo comissionado na esfera dos três poderes, e secretários de Estado, poderão ser contratados se tiverem sido condenados.Um dos autores da proposta, o deputado Ney Leprevost afirmou que a Lei da Ficha Limpa do Paraná é mais “radical” que a nacional, já que esta visa apenas ocupantes de cargos eletivos.

Maioria dos eleitores recadastrados mora no Campo de Santana

Até agora 56% dos eleitores de Curitiba (731.098) já fizeram o recadastramento biométrico e, segundo levantamento feito pelo Tribunal Regional Eleitoral, a maioria é do bairro Campo de Santana: 88% Na outra ponta, está o Centro de Curitiba, onde 72% ainda não compareceram ao TRE.

O Centro Cívico figura no levantamento do TRE como o segundo bairro onde a maioria dos eleitores já se recadastrou (87%), seguido do Bigorilho (68%).

Os eleitores que moram nos bairros Cachoeira (66%) e no Jardim Botânico (65%) também figuram na lista dos “faltosos”.

A Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba, localizada na Rua João Parolin, nº 55, no Prado Velho, estará aberta neste feriado de finados, das 8 horas às 18h30. O TRE disponibiliza estacionamento gratuito para os eleitores.


Blog

Ricardo Barros assume liderança do governo na Câmara dos Deputados

Fora do ar

Traiano é reeleito

Alep elege nova mesa na 2ª feira

147,9 milhões de eleitores aptos a votar

Traiano e Romanelli lideram chapa

Fim das coligações proporcionais

Comissão vai analisar PEC

TSE regulamenta convenção virtual

Se for fake news, não transmita

Em pauta

Tecnologia não substitui agente de viagem na hora da compra

Flyworld realiza quarta convenção nacional de franqueados

TCP lidera movimentação de contêineres no Sul do Brasil

Marketing online é decisivo para sucesso de negócios em franquias

Flyworld inaugura terceira unidade no Rio Grande do Sul

TCP investe em 30 projetos ambientais em 2018

TCP finaliza obras de ampliação do cais de atracação

Flyworld participa da Black Friday 2018

Aracaju ganha primeira unidade Flyworld

Resort e Hotel fazenda são opções para a semana da criança

Acesse também

Twitter - http://twitter.com/roseli_abrao

Facebook - http://www.facebook.com/blog.roseliabrao

RSS Feeds - http://roseliabrao.com/rss/

Coluna

Rossoni derruba sessão e irrita deputados

CEI do “xerox” não pode ser uma caça às bruxas

Erro do TRE dá sobrevida a Bernardo Carli

Ghignone aposta na vitória de Ducci

Beto não assume compromisso com emendas ao orçamento

Publicidade


Publicidade

A 1ª em aluguel de Livros com entrega em domicilio e Venda de Livros Usados em Curitiba

(41) 3367.2466 | 3367.3544


Copyright © roseliabrao.com

Blog | Coluna | Em pauta | Roseli Abrão | Equipe | Contato | Topo do site